Ser uma empresa mais digital é um desejo e até uma prioridade para diversas empresas de médio e pequeno porte. No entanto, existem muitos desafios a serem superados para que essa transformação digital, de fato, aconteça.
Neste sentido, reunimos nosso time de especialistas e, com base em pesquisa realizada pelo Gartner, preparamos este artigo. Nele, você conhecerá os 4 principais fatores críticos para a aceleração da digitalização do seu negócio.
1) Desenvolver uma estratégia para definir suas ambições
Apesar do grande desejo e expectativa em iniciar sua jornada digital, uma grande parcela das empresas não desenvolve um planejamento, uma estratégia, sobre quais ações precisam ser tomadas para que esse objetivo seja alcançado.
Com isso, tendem a investir seus escassos recursos em iniciativas desconectadas que não oferecem o resultado esperado, gerando frustração e perda financeira. Em alguns casos, não conseguem nem mensurar o que já foi atingido.
A melhor forma de promover a transformação digital de maneira assertiva é definindo onde você quer chegar, enumerando suas ambições e estabelecendo quais estratégias são necessárias para alcançá-las. Para isso, seguem algumas sugestões:
defina até onde você pretende digitalizar o negócio e quais abordagens mais efetivas;
para iniciar o processo de transformação digital, identifique o melhor momento para fazê-lo, considerando os períodos críticos do setor e a posição competitiva da organização;
estabeleça metas que irão nortear sua jornada digital, conduzir as decisões executivas e contribuirão para o alcance dos resultados esperados.
2) Desenhe um modelo operacional de I&T que conecte sua TI ao seu negócio
O processo de transformação digital exige que as empresas tenham um modelo operacional de I&T que gere valor comercial. Para isso, a sua TI precisa concentrar-se no valor que é oferecido ao cliente, sendo capaz de adaptar-se rapidamente às demandas.
Quando falamos de um modelo operacional de I&T estamos falando de uma representação dos processos que são realizados dentro da organização. Para as pequenas e médias empresas, pode ser necessário aproximar a TI das equipes comerciais.
3) Construir uma cultura organizacional mais colaborativa e centrada no cliente
Na Pesquisa Cultura em Negócios Digitais realizada pelo Gartner, líderes empresariais responderam sobre quais atributos da cultura organizacional eles acreditam ser mais relevantes na era dos negócios digitais. Os mais mencionados foram:
colaboração: intercâmbio mútuo de trabalho e recursos entre os diferentes membros da organização;
capacitação: quando o funcionário se sente ou não capacitado pela empresa a desempenhar o trabalho que lhe foi orientado;
customer centric: quanto a solução dos problemas do cliente está no centro da tomada de decisões, do propósito e da missão da organização.
Tornar-se uma empresa mais digital demanda um enorme esforço em propor mudanças na forma como o trabalho é feito. A colaboração é essencial para garantir agilidade e gerar valor ao cliente.
Além disso, para tomarem decisões assertivas e serem capazes de inovar, as equipes precisam se sentir capacitadas para explorar e experimentar novas ideias. Por último, os funcionários também devem entender as necessidades do cliente e desenvolver mentalidades centradas no consumidor.
4) Ter tecnologias para fundamentar esse processo
Em empresas digitais, uma grande porção do trabalho desenvolvido se dá em um ambiente digital, como, por exemplo, obtenção de insights sobre o comportamento do cliente, construção de campanhas promocionais ou a automatização de processos comerciais.
Para executar essas tarefas é necessário o envolvimento de profissionais de diferentes áreas e não apenas do setor de TI. Por isso, os CIOs devem preparar essas equipes para atuarem de forma autônoma.
Ao mesmo tempo, eles precisam assegurar que o trabalho seja feito seguindo práticas sólidas e seguras. Neste sentido, devem fornecer plataformas tecnológicas que permitem às equipes trabalhar através delas. Esse é o caso, por exemplo, de sistemas de ERP e CRM.
Enfim, esses são os 4 principais fatores críticos para acelerar sua transformação digital. Se a sua empresa deseja migrar para esse ambiente, mas você não dispõe de recursos para tal, a 4Deal Solutions pode ajudá-lo. Entre em contato conosco.
Comments