Automação, Conectividade e Inteligência: O Futuro da Cadeia de Suprimentos Industrial

Automação, conectividade e inteligência. O que elas têm em comum? Todas estão diretamente ligadas ao futuro da cadeia de suprimentos industrial, segundo a pesquisa “Industrial Supply Chains Operations 2022” realizada pela Ivanti em conjunto com a VDC Research.


Quer entender mais sobre essas tendências e o futuro da cadeia de suprimentos industrial? Então, recomendamos a leitura deste artigo. Nele, iremos detalhar todos os insights fornecidos por esta importante pesquisa.

O futuro da cadeia de suprimentos industrial

Embora ainda não seja possível mensurar o impacto econômico da pandemia da Covid-19, a recuperação da cadeia de abastecimento industrial dependerá do quanto as empresas do setor foram capazes de maximizar a rentabilidade em circunstâncias como essa.


Neste sentido, é imprescindível que essas organizações estejam atentas às oportunidades geradas e apoiadas pela tendência a uma maior automatização, conectividade e inteligência no setor industrial.


Com o propósito de identificar os desafios operacionais enfrentados pela cadeia de suprimentos industrial e oferecer soluções, a Ivanti e a VDC Research realizaram a pesquisa Industrial Supply Chains Operations 2022. A seguir, conheça alguns dos insights obtidos por esse levantamento.

#1 - IIoT irá aumentar a resiliência das organizações

Globalização, volatilidade dos custos e da demanda, e pressões regulamentares são fatores que continuam impactando a complexidade logística da cadeia de suprimentos mundial. Somada a isso, há uma maior pressão para a melhora das métricas financeiras das empresas deste setor.


E os desafios não param por aí. Os custos de mão-de-obra são crescentes, a organização dos armazéns tornou-se mais complexa e a rotação de funcionários permanece elevada. Tudo isso evidencia a necessidade de investir em soluções avançadas de conectividade, como é o caso da Inteligência das Coisas Industrial (IIoT).


Assim, haverá uma maior visibilidade operacional que, por sua vez, irá facilitar a tomada de decisões. Acredita-se que os dados gerados pela IIoT tragam maior transparência ao setor, possibilitando a automação de processos, redução do desperdício operacional, elevação das receitas e redução dos custos.


Esses resultados baseiam-se na experiência das organizações industriais que investiram na digitalização da sua operação. Um bom exemplo utilizado é a implementação de sensores em cada ativo da indústria, gerando dados que melhoram significativamente o desempenho.

#2 - Automação para garantir a eficiência operacional

Além das repercussões econômicas causadas pela pandemia da Covid-19, há também outros impactos que podem gerar efeitos duradouros nas operações, procedimentos e protocolos de grande parte das empresas do setor.


Isso porque muitas empresas ainda continuam operando com redução de pessoal ou adotando protocolos de segurança que influenciam na produtividade. Com isso, há a necessidade de investir na automatização e inteligência dos sistemas a fim de garantir a eficiência operacional da empresa.


Ainda, esse investimento poderá minimizar os prejuízos e preparar a organização para lidar com possíveis emergências de saúde pública que possam ocorrer no futuro, proporcionando um espaço de aprendizado para as plataformas IIoT.

#3 - O 5G irá ajudar a superar as interferências de conectividade

Para determinados segmentos industriais, a conectividade e os serviços de dados já estão bem desenvolvidos, pois contam com um elevado grau de sensores, cablagem rígida com controle de sistemas distribuídos e Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA).


Inversamente, na cadeia de suprimentos industrial, essa transformação está apenas começando e as organizações ainda estão tratando sobre as soluções de conectividade para aplicações IIoT.


A melhoria esperada através do 5G oferece maior desempenho, possibilitando que as empresas superem as elevadas interferências de conectividade em ambientes industriais. Assim, permitirá a utilização de recursos mais eficientes, como os robôs móveis autônomos.


Enfim, automação, conectividade e IIoT são o futuro da cadeia de suprimentos industrial. Para garantir as vantagens na utilização desses recursos, a Ivanti já desenvolveu diversas soluções que os potencializam. Para saber mais, entre em contato conosco ao clicar neste link.