top of page

Segurança na Nuvem: Conheça as Melhores Práticas

A maioria das empresas atuais utilizam tecnologias em nuvem. No entanto, manter o ambiente cloud seguro é essencial devido às ameaças de ciberataques, como malwares e phishing. Se sua segurança na nuvem não for confiável, seus dados serão um alvo fácil para cibercriminosos.


Neste artigo, vamos conhecer detalhes sobre as melhores práticas de cibersegurança, bem como, orientações sobre a relevância dessas táticas. Portanto, não deixe de continuar a leitura!



O que é segurança na nuvem?

A segurança na nuvem é um conjunto de políticas, protocolos, procedimentos de controle e software e tecnologias projetadas para proteger dados, infraestrutura e sistemas baseados em nuvem.


Isso incluirá a definição de regras de autenticação para todos os dispositivos conectados ao serviço de nuvem e também para todos os usuários que usarão o serviço. Pode ser personalizada de acordo com as necessidades exatas do negócio, por exemplo, filtrando o tráfego e autenticar o acesso, entre outras funções.


Por que proteger seus dados através da segurança na nuvem?

A segurança na nuvem proporciona uma maior comodidade e escalabilidade. Além disso, gera otimização de espaço, agilidade na gestão de dados, poupou recursos e trouxe maior flexibilidade, mobilidade e disponibilidade permanente para os seus usuários.


Quais são as principais formas de segurança na nuvem?

Existem vários métodos que podemos usar para implementar a segurança na nuvem, dependendo do serviço em nuvem e das soluções de segurança disponíveis. No entanto, a implementação deve ser um processo cooperativo entre o provedor da solução e o proprietário do negócio. Veja a seguir detalhes sobre as etapas de implementação:


1. Entenda os Riscos 

Quando for implementar as melhores práticas de segurança na nuvem, avalie os riscos e as responsabilidades com todos os funcionários que possuem contas cloud para evitar incidentes de segurança. Além disso, lembre-se que seu provedor também desempenha um papel importante em manter seu ambiente da nuvem seguro.


Você deve saber quais são as responsabilidades do seu time de segurança, e quais os problemas exatos que seu provedor de serviços em nuvem é responsável por administrar e resolver. 


2 Estabeleça uma Solução de Segurança Endpoint 

Já que a maioria dos usuários irá acessar o ambiente da nuvem através de seus navegadores web, é vital que você garanta a segurança de endpoint. Esta é uma prática que protege os dispositivos dos usuários finais, como celulares, notebooks e computadores.


Ao fazer isso, você maximiza sua linha de frente na proteção contra ameaças hackers. Entretanto, essa prática pode ser difícil de ser implementada, já que quanto mais usuários utilizarem seus serviços cloud, maiores são as chances de você sofrer algum tipo de ciberataque.


3. Implemente Treinamentos de Segurança 

Os usuários do sistema desempenham um papel primordial na garantia da segurança na nuvem, já que são capazes de acessar dados sensíveis a partir desse ambiente. A segurança na nuvem de toda sua empresa pode ser determinada pelo quão bem cada pessoa, individualmente, consegue identificar ameaças de cibersegurança.


4. Use Criptografia 

Transferir dados através de uma rede em nuvem adiciona riscos de exposição e vazamentos. Para proteger os dados que você envia, salva ou carrega, aplique uma das soluções de criptografia. Ao fazer isso, seus dados não poderão ser lidos por usuários maliciosos ou não autorizados.  


Os protocolos de criptografia utilizam uma chave para transformar dados legíveis em dados ilegíveis, ou um ciphertext (texto cifrado) para criptografar os dados. Apenas usuários que possuam as exatas chaves de decodificação podem descriptografar o ciphertext e tornar os dados criptografados em dados legíveis.   


Como garantir a segurança na nuvem?

Chegou a hora da sua empresa garantir privacidade, segurança e conformidade de dados com hiper automação, SaaS e autogerenciados através das soluções 4Deal/Ivanti.


Abasteça sua TI com inteligência em tempo real possibilitando ações que permitam a recuperação e proteção automática dos dispositivos, fornecendo aos usuários uma experiência de autoatendimento personalizada.


Acesse nosso site agora mesmo e faça uma demonstração gratuita!

留言


bottom of page