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3 Maneiras de reduzir custos de TI através de uma abordagem de Gestão Unificada de TI



O tema redução de custos me faz relembrar de um refrão de uma música que dizia assim:


“I don’t know what they want from me

It’s like the more money we come across

The more problems we see…”

Mo Money Mo Problems - Notorious B.I.G.


Profissionais de TI, independente da corporação, sempre se deparam com o mesmo problema. As significantes mudanças de TI (tal como: provisionamento de sistemas operacionais, migrações de versões, etc.) custam dinheiro e geralmente causam problemas conforme ocorre a mudança.


Com a gestão unificada de TI através da automação, mais dinheiro não precisa significar mais problemas. De fato, exatamente o oposto.


Vamos analisar os três cenários abaixo:

1 – Reduzindo o custo de TI com menos tempo de indisponibilidade devido a mudanças não planejadas e não aprovadas.


As falhas causadas por mudanças de TI podem ter um significante impacto na produtividade do usuário final e pode resultar em um custo adicional significativo decorrente do tempo de inatividade. Implementação de processos do ITIL, tais como: Mudanças, Liberação e Gestão de configuração podem mitigar os riscos de falhas causadas pelas mudanças na TI. Estes processos automatizados podem controlar as variações das configurações de ativos de TI através de uma sofisticada reconciliação, execução de ferramentas, provendo a melhoria no tempo provisionamento e na qualidade proveniente do gerenciamento de planejamento, autorização e execução através de uma simples interface. Estes ganhos só são possíveis através da adoção de uma solução de permita a gestão dos serviços de TI de uma maneira integrada com a gestão dos ativos de TI.


Como exemplo prático, podemos citar uma organização que obteve redução de 80% de custos através da redução de tempo de inatividade proveniente mudanças não planejadas e não autorizadas. Com um impacto de US$ 172.700,00 em ganhos anuais de receita.



2- Redução de custos nas compras de hardware e software desnecessários.


Atualmente a complexidade dos ambientes corporativos, saber exatamente quais dispositivos e softwares existentes presentes em sua rede é um desafio real e pode gerar compras desnecessárias destes recursos. Para evitar estes custos desnecessários, é de grande valia a adoção de uma tecnologia capaz de prover um catálogo sempre atualizado que dê visibilidade dos dispositivos corporativos (incluindo servidores, desktops, laptops, impressoras de rede, switches, etc.) e softwares.


Como exemplo prático, podemos citar uma organização que atingiu a redução anual de custos de 5% com compra de hardware e software. Salvando US$ 125.700,00 do seu custo anual.



3- Redução de custos de ferramentas de TI e manutenção.


Quando a gestão de serviços de TI e a gestão dos dispositivos são gerenciados através de sistemas diferentes, ou através de diferentes sistemas, de diferentes fabricantes em diferentes departamentos, estas situações podem gerar um significante custos interno de TI com hardware e software. Optar por uma solução única que atenda a gestão dos serviços de TI e a gestão de dispositivos pode reduzir significativamente os custos com administração, infraestrutura, software e manutenção.

Como exemplo prático, podemos citar uma organização que consolidou em uma única solução cinco ferramentas necessárias para a gestão de serviços de TI e gestão de dispositivos em uma única solução que atende completamente ambas as disciplinas.


Com esta troca de ferramenta, atingiu uma redução de US$ 200.000,00 no seu custo anual.

Levando em consideração estes 3 cenários, podemos concluir que:

Então, onde há mais dinheiro nem sempre significa mais problemas. De fato, com unificação da gestão de TI, quanto mais dinheiro houver em jogo, mais dinheiro é possível salvar. Com uma solução única há uma redução considerável em tempo de indisponibilidade, compras desnecessárias de hardware e software, custos com ferramentas de TI e suas manutenções.

Não!!! Mais dinheiro não precisa significar mais problemas.

Para ver como você pode melhorar a qualidade e a conformidade do serviço, o terceiro valor associado à TI automatizada e unificada, entre em contato com a 4Deal Solutions e agende uma conversa.

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