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Como os líderes devem usar o Data Analytics na Tomada de Decisões



Os últimos dois anos têm sido um desafio em função da pandemia da COVID-19, exigindo a adaptação das empresas a um novo cenário. Neste sentido, é preciso aproveitar o poder do Data Analytics na tomada de decisão para acelerar o crescimento e promover a inovação no negócio.


Você entende a importância da análise de dados para sua empresa? Confira este artigo e saiba como transformar a tomada de decisão em uma vantagem competitiva, se diferenciando da concorrência.


As características de uma boa tomada de decisão


Segundo o modelo de inteligência de decisão elaborado pelo Gartner©, cada decisão pode ser definida em cinco etapas: capturar (observação), interpretar (investigação), modelo (design), resolver (contextualização) e lei (execução). Dessa forma, uma boa tomada de decisão compartilha das seguintes características:

  • altamente otimizado: decisões complexas afetam diferentes áreas do negócio que precisam contribuir para que os resultados beneficiem cada uma delas. A tomada de decisão deve ser um processo colaborativo;

  • altamente automatizado e ampliado: os seres humanos se destacam pela contextualização e ética. As máquinas sobressaem pela solução lógica para problemas complexos. Por isso, automatize decisões mais determinísticas e combine a visão humana e a automação para decisões mais complexas;

  • altamente adaptado ao futuro: múltiplos cenários baseados em uma grande variedade de dados. Certifique-se que a decisão esteja alinhada ao futuro, ou seja, que funcione em múltiplos cenários possíveis;

  • altamente compatível: decisões mais sensíveis exigem um maior detalhamento, um mapeamento de processos mais amplo, com diferentes fontes de tecnologia e dados. A tomada de decisão deve ser adequada ao propósito.

Qual o papel dos líderes de TI e de negócios na tomada de decisão?


Na era do Data Analytics, a principal premissa é a de que todos os líderes de uma empresa precisam trabalhar juntos, unindo competências técnicas para apoiar a amplitude e a profundidade das decisões a serem tomadas.


Neste sentido, o Gartner estabeleceu 5 ações-chave para os líderes que desejam promover uma reengenharia da tomada de decisão. Essas ações são:


1. Identifique as decisões que precisam passar pela reengenharia e por que

O seu ponto de partida deve ser a realização de um diagnóstico do estado atual do processo de tomada de decisão em sua empresa. Para isso, identifique as decisões em que a complexidade se tornou incontrolável, onde os dados são abundantes, mas os insights são raros e onde há a real oportunidade de reunir múltiplos silos de decisões.


2. Priorize os dados, as decisões e as análises

Essa é uma ação que exige o apoio dos líderes de Data & Analytics para inspirar outros líderes a reconhecerem as oportunidades de criar e adquirir novos tipos de dados que contribuem para o processo. Os líderes de D&A desempenham um papel chave na priorização de ações em torno das decisões.


3. Entenda o papel da malha de dados

Uma malha de dados (data fabric) é uma arquitetura robusta que padroniza as práticas de gerenciamento de dados na nuvem, on-premise e em dispositivos de borda, capaz de fornecer recursos consistentes em ambientes multicloud.


O data fabric oferece aos líderes de D&A uma oportunidade de substituir a tecnologia e a infraestrutura de gerenciamento de dados implantada. Além disso, contribuem para a redução do esforço e do erro humano, liberando-os para funções mais criativas para a tomada de decisão.


4. Construa habilidades, hábitos e competências

Uma boa tomada de decisão não depende apenas dos dados disponíveis, mas também das habilidades, hábitos e competências não só dos líderes, mas de toda a organização. Para isso, o Garner© listou quatro ações essenciais:

  • Promover a alfabetização de dados na organização - todas as partes interessadas devem ser capazes de ler, escrever e comunicar dados contextualizados;

  • Criar novos hábitos para a tomada de decisões - desenvolva hábitos necessários, como o de utilizar sistematicamente a lógica para fazer concessões racionais e construir experiências;

  • Considere a descentralização da tomada de decisões - estabeleça um centro de excelência em D&A para promover a colaboração com várias equipes e áreas de uma mesma organização;

  • Posicione alguns analistas como “engenheiros de decisão” - esses engenheiros serão encarregados de diagnosticar e repensar os processos de tomada de decisão, otimizando os papéis dos seres humanos e da IA.

Enfim, o Data Analytics é essencial para melhorar a forma como os executivos tomam decisões. Isso porque se tornou o principal impulsionador de uma estratégia de negócios. Contudo, construir a mentalidade de “pensar em dados” ainda é um desafio para muitas empresas


Para ajudar os líderes de D&A e a organização como um todo, a Ivanti desenvolveu soluções que reduzem a complexidade da obtenção, gestão e utilização dos dados, contribuindo com a tomada de decisões.

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