top of page

O papel da TI na Agenda ESG

O tema ESG está em voga e há um movimento abrangente no mundo corporativo, especialmente entre as grandes empresas, para implementação dessa agenda. Neste cenário, a Tecnologia da Informação desempenha um papel de muita relevância.


Isso porque a gestão de TI pode ser um poderoso instrumento na obtenção de resultados concretos nas áreas de Environmental, Social and Governance (ESG). Quer entender mais sobre como a sua TI pode contribuir com essa agenda? Então, continue a leitura.


Antes, o que é ESG?


O acrônimo ESG deriva do inglês, Environmental, Social and Governance, ou seja, Ambiental, Social e Governança. Essa sigla representa a integração da geração de valor econômico aliado à preocupação ambiental, social e de governança corporativa por parte das empresas.


Na prática, significa demonstrar responsabilidade e comprometimento com seus consumidores, fornecedores, colaboradores, investidores e com o mercado em que atuam. Para implementar essa agenda, é preciso investir na adoção de um conjunto de padrões de boas práticas.


No que se refere ao pilar Ambiental, essas práticas são: gestão de resíduos, política de desmatamento, uso de energias renováveis e posicionamento em relação a questões climáticas.


Já no pilar Social, os pontos mais relevantes são: equidade salarial, benefícios e vantagens oferecidas aos funcionários, plano de previdência, nível de participação dos colaboradores na gestão da empresa, taxa de turnover, etc.


Por último, no pilar Governança, as principais questões avaliadas a serem avaliadas são: transparência financeira e contábil, remuneração dos acionistas, elaboração de relatórios financeiros completos e honestos.


Enfim, para uma empresa ser ranqueada dentro do índice ESG ela é submetida a uma análise feita por organizações distintas que utilizam rankings como o MSCI ESG Score. Agora, entenda o papel da sua TI na implementação dessa agenda.


A relação entre TI e ESG


Embora, no primeiro olhar, parecem incompatíveis, TI e ESG podem andar lado a lado, pois a Tecnologia da Informação pode fazer muito pela gestão ambiental, social e de governança. Isso porque oferece recursos que aceleram a sua implementação.


Neste sentido, os líderes de TI das organizações precisam atuar de maneira proativa, entendendo que possuem um papel importante nesse processo. A seguir, entenda, na prática, como a sua TI pode alavancar sua agenda ESG.


Sistemas que otimizam a governança, o social e o ambiental


Um dos principais pilares do tripé ESG, a Governança corporativa pode ser muito beneficiada pela TI. Os sistemas ERPs são capazes de regular e gerenciar os processos de uma empresa, evitando fraudes.


No que se refere ao Social, existem diversas soluções tecnológicas que aplicadas na cadeia produtiva melhoram o seu gerenciamento e trazem transparência à relação entre fornecedores, empresa e colaboradores.


Já no aspecto ambiental, é possível utilizar sistemas para a avaliação constante dos processos de fabricação de um produto, a fim de otimizar o uso de materiais, o consumo de energia e a utilização de água potável.


TI na segurança e na comunicação


A TI pode também exercer a governança sobre os perfis de acesso aos sistemas e aos ambientes da empresa, gerenciando o acesso às informações estratégicas e controlando o uso dos dispositivos móveis. A Ivanti, por exemplo, dispõe de soluções capazes de monitorar todos os aplicativos, plataformas e dispositivos conectados à rede da empresa.


Acompanhamento de KPIs


O índice ESG é medido através de vários indicadores de performance que já são de conhecimento público. Com o uso da TI, é possível gerenciar o alcance desses KPIs e identificar o que a empresa precisa realizar para atingir suas metas sociais, ambientais e de governança.


TI como impulsionadora da agenda ESG


Como você pode perceber, a sua TI pode ser determinante para o sucesso da agenda ESG na empresa. Porém, para que seu uso seja otimizado e eficiente, a TI precisará ser estruturada para receber essas demandas. Isso pode significar a adoção de tecnologias como:

  • IoT para automação e digitalização;

  • Cloud como uma tecnologia limpa e eficiente para utilização de recursos de processamento de dados;

  • IA e Machine Learning para a otimização de recursos;

  • Blockchain para rastreamento de processo e garantia de segurança das transações;

  • Analytics para gestão de dados e monitoramento de KPIs.

Enfim, se a sua empresa deseja implementar a agenda ESG, mas está enfrentando algum tipo de dificuldade nesse processo, acesse www.4deal-solutions.com.br e conheça as soluções Ivanti que irão ajudá-lo neste objetivo.

Commentaires


bottom of page