top of page

4Deal Explica - O que é DevSecOps?


Se você atua no mercado de TI, é bem provável que saiba a que se refere a sigla DevOps. Contudo, diante do aumento no número de ataques cibernéticos, surge o conceito de DevSecOps, considerada uma prática essencial para empresas que buscam por processos de desenvolvimento mais seguros.


Você já ouviu falar neste conceito de DevSecOps? Quer entender como ele funciona e quais os benefícios que provê à organização? Então, confira este artigo exclusivo preparado pelo time de especialistas da 4Deal Solutions.


Como surge o DevSecOps?


O DevSecOps é uma evolução natural e necessária na forma como as empresas de desenvolvimento tratam a questão da segurança. No passado, a segurança era considerada apenas no final do ciclo de desenvolvimento do software.


No entanto, ao passo que as práticas Agile e DevOps foram sendo introduzidas, a manutenção da abordagem tradicional de segurança gerou um gargalo no processo. Assim, surge o conceito de DevSecOps.


DevSecOps é a abreviação para desenvolvimento, segurança e operações, e visa automatizar a introdução da segurança em todas as fases do ciclo de vida de desenvolvimento de softwares. Ou seja, desde o projeto inicial até as fases de implementação e entrega.


Por que DevSecOps é a solução?


Porque o DevSecOps promove a perfeita integração entre a segurança de aplicação e infraestrutura e os processos e ferramentas Agile e DevOps, tratando os problemas de segurança quando é mais fácil, rápido e barato corrigi-los.


Outro ponto importante é que essa metodologia faz com que a responsabilidade pela segurança das aplicações e infraestrutura seja compartilhada pelas equipes de desenvolvimento, operações de TI e de segurança.


Por isso, DevSecOps representa o equilíbrio entre trazer agilidade e velocidade de desenvolvimento sem abrir mão de manter um aplicativo seguro e um bom ambiente operacional.


Porém, para que esse conceito seja introduzido e funcione conforme esperado, ele exige que haja conscientização e automação entre as equipes. Na divisão de responsabilidades, as áreas recebem as seguintes atribuições:

  • desenvolvedores: primeiro, precisam reconhecer a importância da segurança e não tratá-la como uma âncora que impossibilita a agilidade. Segundo, devem incluí-la proativamente nas avaliações de risco e na realização de reparos ainda no ciclo de vida do desenvolvimento;

  • operações de TI e segurança: essas equipes devem ter atuação conjunta para garantir e facilitar o ciclo de vida do desenvolvimento, priorizando a correção de vulnerabilidades e fraquezas.

Como promover a colaboração entre TI e segurança?


As equipes de TI e segurança têm funções e objetivos díspares que, geralmente, conflitam diretamente entre si. Enquanto a TI é pressionada para ser ágil, a segurança tem o dever de mitigar ameaças e garantir a segurança, desacelerando o processo. Porém, existem algumas estratégias para promover essa colaboração:


  • As equipes precisam ter uma única fonte da verdade (SSOT) - fontes conflitantes de informações dificultam ainda mais o processo colaborativo. Por isso, ofereça uma única fonte de verdade, automatize a coleta e o processamento de dados para mitigar erros humanos. Neste sentido, o Ivanti Neurons for ITSM fornece exatamente o que você precisa;

  • Implemente a cultura DevSecOps - Introduzir o conceito de DevSecOps não significa jogar a segurança dentro do DevOps. A mudança precisa ser cultural e a segurança deve ser parte integrante do processo de desenvolvimento;

  • Torne-se o “cliente zero” - A Ivanti adota o conceito de “cliente zero”, o que significa ser o primeiro cliente de qualquer solução, antes de lançá-la no mercado. Isso ajuda a identificar falhas, entender o impacto, receber o feedback dos usuários e oferecer um nível de segurança ainda mais profundo.

Enfim, o DevSecOps abrange diversas especialidades e envolve muitos desafios, o que impossibilita o desenvolvimento de uma solução única e universal que atenda a todos os requisitos desse protocolo.


Por isso, as organizações devem ter um conjunto de ferramentas para rastrear o trabalho entre as equipes e coordenar tarefas críticas para eliminar falhas de segurança no código antes que elas sejam públicas. O Ivanti Neurons for ITSM é uma excelente solução para o gerenciamento de serviços pela equipe de operações.


Quer fazer uma demonstração gratuita e entender todas as funcionalidades dessa solução? Acesse agora o site da 4Deal Solutions e entre em contato conosco. Esperamos que esse artigo tenha possibilitado o pleno entendimento do conceito de DevSecOps. Ficou com dúvidas? Envie aqui nos comentários.

bottom of page